Âmbito

ARTis ON é uma revista científica anual, publicada apenas em formato digital, aberta à colaboração de todos, académicos, estudantes, técnicos do património, agentes do mercado da arte, etc., com a finalidade de divulgar estudos emergentes, que se destaquem pela sua qualidade e originalidade. Dedicada à pluralidade de temas que envolvem a Arte e o Património, tanto nacionais como internacionais, a ARTis ON compreenderá um Caderno Temático e uma secção de Varia, destinada a pequenos artigos, como recensões, notícias de descobertas recentes, novidades decorrentes de projetos de investigação, entrevistas, etc. 

Processo de Revisão por Pares

Cabe aos Diretores e Editores assegurar que todas as propostas são revistas por revisores qualificados e independentes, preservando o anonimato destes no decorrer dos processos de submissão e de revisão. 

Cada texto será revisto por dois revisores distintos (doble blind peer review) e com afiliação académica e/ou profissional distinta da do autor de forma a assegurar independência na avaliação. A avaliação será realizada em ficha própria e comunicada ao autor para que tome conhecimento do seu conteúdo e, se necessário, proceda às alterações necessárias. 

Cabe igualmente aos Diretores e Editores desenvolver e manter uma base de dados de revisores externos adequados e atualizá-la com base no seu desempenho; assegurar que a base de dados dos revisores reflete o perfil da revista e, sempre que necessário, adicionar novos membros.

Os Revisores dos artigos devem ser objetivos nas suas apreciações e escusar-se da revisão se houver um conflito de interesses entre Revisor e Autores ou respetiva investigação ou organismos de financiamento, assim como se partilharem com os autores afiliação académica e/ou profissional.

Mais detalhes sobre este item em Código de Ética  http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/navigationMenu/view/use

Periodicidade

Revista anual

Polí­tica de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

ARTIS- Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa