Âmbito

ARTis ON é uma revista científica anual, publicada apenas em formato digital, aberta à colaboração de todos, académicos, estudantes, técnicos do património, agentes do mercado da arte, etc., com a finalidade de divulgar estudos emergentes, que se destaquem pela sua qualidade e originalidade. Dedicada à pluralidade de temas que envolvem a Arte e o Património, tanto nacionais como internacionais, a ARTis ON compreenderá um Caderno Temático e uma secção de Varia, destinada a pequenos artigos, como recensões, notícias de descobertas recentes, novidades decorrentes de projetos de investigação, entrevistas, etc. 

Processo de Revisão por Pares

Os Diretores e Editores poderão recusar um artigo, sem necessidade de proceder à sua avaliação, quando considere que não se adapta às normas, tanto formais como de conteúdo, ou não se adeque ao perfil temático da publicação.  Após esta análise prévia, todos os artigos serão submetidos a um processo de revisão.

Cabe aos Diretores e Editores assegurar que todas as propostas são revistas por revisores qualificados e independentes, preservando o anonimato destes no decorrer dos processos de submissão e de revisão. 

Cada texto será revisto por dois revisores distintos (double blind peer review) e com afiliação académica e/ou profissional distinta da do autor de forma a assegurar independência na avaliação, recorrendo-se, se necessário, a um terceiro avaliador. A avaliação será realizada em ficha própria e comunicada ao autor para que tome conhecimento do seu conteúdo e, se necessário, proceda às alterações necessárias. 

Cabe igualmente aos Diretores e Editores desenvolver e manter uma base de dados de revisores externos adequados e atualizá-la com base no seu desempenho; assegurar que a base de dados dos revisores reflete o perfil da revista e, sempre que necessário, adicionar novos membros.

Os Revisores dos artigos devem ser objetivos nas suas apreciações e escusar-se da revisão se houver um conflito de interesses entre Revisor e Autores ou respetiva investigação ou organismos de financiamento, assim como se partilharem com os autores afiliação académica e/ou profissional.

Será comunicada aos autores a aceitação ou recusa definitiva do artigo.
Os Diretores e Editores seão quem toma a decisão final, tendo em conta as informações dos avaliadores, sobre a publicação ou recusa de cada artigo.

Mais detalhes sobre este item em Código de Ética  http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/navigationMenu/view/use

Periodicidade

Revista anual

Polí­tica de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

ARTIS- Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa