NO DIA DO JUÍZO, ANTES QUE SOE A ESPANTOSA TROMBETA, QUE FARÁ RESSUSCITAR OS MORTOS, TODA A TERRA SERÁ UM CEMITÉRIO DE OSSOS...: NOTA ORGANOLÓGICA RELATIVA AO TEMA HAGIOGRÁFICO DE SÃO JERÓNIMO

  • Sónia Duarte Bolseira FCT de Doutoramento ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa / CESEM – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
Palavras-chave: Barroco, Iconografia Musical, Pintura, São Jerónimo, Trombeta

Resumo

O trabalho de levantamento nacional in situ, estudo e disseminação de motivos musicais na pintura portuguesa – e de outras pinturas com ligações a Portugal – não apenas das memoriadas mas também das que nada se achava escrito, leva-nos a reunir um corpus significativo de fontes primárias seiscentistas e setecentistas com a representação hagiográfica de São Jerónimo acompanhado de um aerofone, ou parte dele. Que instrumento musical se encontra representado? Qual o seu significado? Que fontes e modelos poderão ter sido usados na sua representação? 

Publicado
2018-01-04
Como Citar
Duarte, Sónia. 2018. «NO DIA DO JUÍZO, ANTES QUE SOE A ESPANTOSA TROMBETA, QUE FARÁ RESSUSCITAR OS MORTOS, TODA A TERRA SERÁ UM CEMITÉRIO DE OSSOS. : NOTA ORGANOLÓGICA RELATIVA AO TEMA HAGIOGRÁFICO DE SÃO JERÓNIM»O. ARTis ON, n. 5 (Janeiro), 179-93. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/142.
Secção
VARIA