CONTRIBUTO PARA O CATÁLOGO DE OBRAS DO ESCULTOR JOSÉ DE ALMEIDA (1708-1770): A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA REAL IRMANDADE DO SANTÍSSIMO ROSÁRIO DE MAFRA

  • Teresa Leonor M. Vale ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Palavras-chave: José de Almeida, Escultura, Nossa Senhora do Rosário

Resumo

Do escultor José de Almeida (1708-1770) já nos ocupámos em diversas ocasiões, pelo que não é esta a sede nem se revela pertinente dedicarmo-nos extensamente à sua vida e obra, mas tão-só a abordar aqueles aspectos que se assumem como relevantes para a compreensão e contextualização da peça que aqui se pretende apresentar. Com efeito, tem o presente texto o objectivo único de trazer ao conhecimento uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, que na actualidade se conserva na Santa Casa da Misericórdia de Mafra, que permanecia por estudar e cuja autoria pode efectivamente ser aproximada da figura de José de Almeida.

Publicado
2018-01-04
Como Citar
Vale, Teresa. 2018. CONTRIBUTO PARA O CATÁLOGO DE OBRAS DO ESCULTOR JOSÉ DE ALMEIDA (1708-1770): A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA REAL IRMANDADE DO SANTÍSSIMO ROSÁRIO DE MAFRA. ARTis ON, n. 5 (Janeiro), 203-8. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/152.
Secção
VARIA