PATRIMÓNIO E HISTÓRIA DA INDÚSTRIA DOS MÁRMORES: O PAPEL DA HISTÓRIA DA ARTE NUM PROJETO PLURIDISCIPLINAR
Resumo
A investigação consagrada ao estudo das pedreiras (extintas e em atividade) e à sua relação com o património histórico-artístico tem sido escassa em Portugal, registando-se a ausência de um programa que, à escala nacional, identifique e promova as suas potencialidades sociais, económicas e patrimoniais.
O presente projeto, assente em princípios e práticas interdisciplinares, pretende evidenciar a importância dos mármores do Anticlinal Alentejano, num contexto de valorização patrimonial e cultural, numa região onde a indústria das rochas ornamentais define as paisagens, molda a economia e estabelece modos de vida. O conhecimento alcançado pela investigação científica, difundido através de várias plataformas e destinado a diversos públicos, contribuirá para o desenvolvimento regional, fornecendo conteúdos sólidos para um turismo industrial e cultural atrativo, sustentável e de qualidade.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: os Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Sobre políticas de Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Sobre políticas de acesso aberto veja-se: https://openaccess.mpg.de/67693/BerlinDeclaration_pt.pdf