PATRIMÓNIO E HISTÓRIA DA INDÚSTRIA DOS MÁRMORES: O PAPEL DA HISTÓRIA DA ARTE NUM PROJETO PLURIDISCIPLINAR

  • Clara Moura Soares ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
  • Vitor Serrão ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
  • Carlos Filipe CECHAP - Associação de Estudos de Cultura, História, Artes e Património, Vila Viçosa
  • Rute Massano Rodrigues ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
  • Patrícia Monteiro Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, CECHAP
  • Mariana Penedo dos Santos
Palavras-chave: Pedreiras, Mármores do Alentejo, Património artístico, História da Arte, Turismo cultural e industrial

Resumo

A investigação consagrada ao estudo das pedreiras (extintas e em atividade) e à sua relação com o património histórico-artístico tem sido escassa em Portugal, registando-se a ausência de um programa que, à escala nacional, identifique e promova as suas potencialidades sociais, económicas e patrimoniais.

O presente projeto, assente em princípios e práticas interdisciplinares, pretende evidenciar a importância dos mármores do Anticlinal Alentejano, num contexto de valorização patrimonial e cultural, numa região onde a indústria das rochas ornamentais define as paisagens, molda a economia e estabelece modos de vida. O conhecimento alcançado pela investigação científica, difundido através de várias plataformas e destinado a diversos públicos, contribuirá para o desenvolvimento regional, fornecendo conteúdos sólidos para um turismo industrial e cultural atrativo, sustentável e de qualidade.

Publicado
2018-01-04
Como Citar
Soares, Clara, Vitor Serrão, Carlos Filipe, Rute Rodrigues, Patrícia Monteiro, e Mariana Santos. 2018. PATRIMÓNIO E HISTÓRIA DA INDÚSTRIA DOS MÁRMORES: O PAPEL DA HISTÓRIA DA ARTE NUM PROJETO PLURIDISCIPLINAR. ARTis ON, n. 5 (Janeiro), 250-61. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/153.
Secção
VARIA

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)