A BAIXELA DE PRATA DA CASA VEYRAT PARA A RAINHA D. MARIA PIA UM SERVIÇO DE MESA EMBLEMÁTICO NO ACERVO DO PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

  • Teresa Maranhas Conservadora da colecção de ourivesaria no Palácio Nacional da Ajuda
Palavras-chave: Baixela, Centro de mesa, Veyrat, D. Maria Pia, Palácio Nacional da Ajuda

Resumo

A baixela de prata da Casa Veyrat, constituída hoje por duzentas e sessenta e uma peças, terá sido trazida de Itália por D. Maria Pia quando veio para Portugal para casar com o rei D. Luís I, em 1862. Este serviço, “conhecido pelo nome de prata do casamento”, conservou-se no Palácio da Ajuda e faz hoje parte do seu acervo. Destino diferente teve o centro de mesa deste conjunto, entregue pela própria soberana ao Banco de Portugal no início do séc. XX, como garantia de empréstimos bancários que contraiu. Em Julho de 1912, já em plena República, foi vendido no célebre leilão das Jóias e Pratas que pertenceram à falecida rainha D. Maria Pia. O seu paradeiro permaneceu desconhecido até Dezembro de 2014, altura em que reapareceu no mercado de antiquariato e arte e foi adquirido pela Direcção-Geral do Património Cultural para reintegrar o acervo do Palácio Nacional da Ajuda.

Publicado
2015-12-12
Como Citar
Maranhas, Teresa. 2015. «A BAIXELA DE PRATA DA CASA VEYRAT PARA A RAINHA D. MARIA PIA UM SERVIÇO DE MESA EMBLEMÁTICO NO ACERVO DO PALÁCIO NACIONAL DA AJUD»A. ARTis ON, n. 1 (Dezembro), 113-28. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/19.
Secção
ARTIGOS