EXPRESSÕES DE PODER: O PALÁCIO DE CRISTAL PORTUENSE NA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO COLONIAL PORTUGUESA (1934)

  • Vera Gonçalves
Palavras-chave: Exposição Colonial Portuguesa; Estado Novo; 1934; Palácio de Cristal; Porto

Resumo

O Palácio de Cristal Portuense serviu, desde a sua inauguração em 1865, como palco para alguns dos mais importantes eventos nacionais. Entre estes merece destaque a Primeira Exposição Colonial Portuguesa, enquadrada na ideologia do Estado Novo e realizada no Porto em 1934. O presente artigo procura, assim, traçar as principais linhas desta mostra, sobretudo naquilo que respeita à análise do recinto e das transformações aí implementadas através de soluções arquitetónicas efémeras. A atualização da fachada oitocentista do Palácio, para além de responder ao próprio gosto da época, pode também revelar-se como uma primeira necessidade e intenção de adaptação do edifício.

A análise aqui apresentada parte de uma revisão bibliográfica e de um cruzamento entre fontes hemerográficas e iconográficas, como forma de contribuir para o estudo da história do Palácio de Cristal, escolhido como montra para a demonstração política e ideológica do regime em 1934.

Publicado
2018-12-24
Como Citar
Gonçalves, Vera. 2018. EXPRESSÕES DE PODER: O PALÁCIO DE CRISTAL PORTUENSE NA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO COLONIAL PORTUGUESA (1934). ARTis ON, n. 7 (Dezembro), 90-100. https://doi.org/https://doi.org/10.37935/aion.v0i7.208.
Secção
ARTIGOS