Código de Ética

O código que a seguir apresentamos, define um conjunto de princípios e orientações de conduta ética adotados pela ARTis ON, baseando-se nas orientações estabelecidas pelo Commitee on Publication Ethics (COPE, Comité de Ética em Publicações):  https://publicationethics.org/

Princípios éticos gerais

Os Diretores e Editores da ARTis ON são os responsáveis últimos pela aceitação ou rejeição de um manuscrito.

Nenhum conflito de interesses ou qualquer outro tipo de discriminação positiva ou negativa deve interferir com as responsabilidades de Diretores e Editores para com um manuscrito submetido ou publicado.

As submissões de trabalhos propostos por membros da revista ou do conselho editorial serão avaliadas de forma objetiva e imparcial.

Cabe aos Diretores e Editores assegurar que todas as propostas são revistas por revisores qualificados, preservando o anonimato destes no decorrer dos processos de submissão e de revisão.

Cabe igualmente aos Diretores e Editores desenvolver e manter uma base de dados de revisores adequados e atualizá-la com base no seu desempenho; assegurar que a base de dados dos revisores reflete o perfil da revista e, sempre que necessário, adicionar novos membros.

 Trabalhos que não estejam em conformidade com os Princípios Éticos não serão aceites. Erros ou problemas detetados após a publicação serão investigados e, se comprovados, haverá lugar à publicação de correções, retratações e/ou respostas.

Quaisquer eventuais erros ou questões éticas relativos a conteúdos publicados na ARTis ON  podem ser assinalados, junto dos Diretores, por Autores, Revisores ou pelos leitores da Revista, independentemente da sua data de publicação.

O compromisso primeiro dos Diretores e do Conselho Científico Editorial é para com a monitorização e salvaguarda da ética de publicação aqui declarada e para com a manutenção da integridade e boas práticas da publicação científica.

Perante suspeita de má conduta, serão adotados os fluxogramas do COPE, disponíveis em http://publicationethics.org/files/Full%20set%20of%20flowcharts.pdf

Princípios éticos para autores

A submissão de um manuscrito pressupõe que os respetivos Autores aceitam os princípios éticos respetivos e que a seguir se mencionam.

As colaborações submetidas para publicação devem ser inéditas e, portanto, não devem ter sido previamente publicadas ou estar a aguardar publicação ou ter sido submetidas noutro local. Qualquer outra situação deve ser sinalizada e devidamente referenciada pelos Autores e será analisada pelos Editores, caso a caso, com o objetivo último de garantir a transparência e salvaguardar a originalidade do artigo. O não cumprimento destes princípios constitui fundamento para a rejeição de um manuscrito.

Considera-se que as colaborações submetidas para publicação são efetivamente da autoria dos Autores indicados, dão conta dos trabalhos desenvolvidos por estes e não colocam qualquer problema de falsificação ou de plágio, considerados inadmissíveis pela revista.

Os textos têm de identificar claramente a fonte de todos os elementos (como excertos de texto, imagens, tabelas de dados, etc.) que não sejam originais, explicitando quando necessário as autorizações obtidas dos/as respetivos/as proprietários/as e/ou autores/as. Neste último caso, quando os artigos incluírem elementos que estejam protegidos por direitos de propriedade intelectual, a obtenção da respetiva autorização é da única e exclusiva responsabilidade dos/as proponentes dos artigos.

É igualmente assumido que todos os Autores listados no artigo fizeram uma contribuição relevante para a pesquisa reportada e concordam com o manuscrito submetido.

Os Autores devem declarar de forma clara eventuais conflitos de interesse. As colaborações submetidas que, direta ou indiretamente, tiveram o apoio económico de terceiros, devem claramente declarar essas fontes de financiamento.

Pressupõe-se que todos os dados fornecidos pelos Autores são verdadeiros e autênticos e que, além disso, foram apropriadamente registados e reportados, caso haja necessidade de verificação. Os Autores devem notificar imediatamente a Revista se identificarem um erro num artigo publicado e estar dispostos a publicar uma retratação ou correção.

Princípios éticos para revisores

A ARTis ON usa o sistema de revisão por pares com anonimato dos Revisores.

Também os Revisores estão sujeitos aos princípios éticos mencionados a seguir, com os quais concordam no momento em que aceitam fazer uma revisão.

Os Revisores dos artigos devem ser objetivos nas suas apreciações e escusar-se da revisão se houver um conflito de interesses entre Revisor e Autores ou respetiva investigação ou organismos de financiamento.

Os Revisores devem alertar os Editores para qualquer trabalho publicado ou submetido cujo conteúdo seja, essencialmente, análogo ao que está em revisão.

Os Revisores devem manter a confidencialidade em todos os aspetos relacionados com os manuscritos.